João Leonardo de Almeida nasceu na cidade de Niterói/RJ, em 06 de maio de 1981. Roqueiro até o último fio de cabelo, desde muito cedo demonstrou paixão incontrolável pela palavra, pela música , pelo desenho - pela arte de modo geral.
Começou cantando em bandas de rock, sobreviveu tocando em bares e restaurantes, foi cantor de rua nômade. Morou no mato, na cidade, na montanha, na praia e na estrada.
Abandonou a arte e se enquadrou na sociedade. Trabalhou com diversos bicos, sustentou família e se encheu de dívidas. Pagou contas e comprou coisas. Casou e descasou duas vezes.
Filósofo por formação, graduou-se em filosofia pela UFRJ, chegando a exercer a docência no ensino médio por pouco tempo. Sua vocação nunca foi a sala de aula.
Cumpriu horários, recebeu salários e se sentiu vazio por duas décadas.
Abandonou tudo e se entregou de corpo e alma à música. Tornou-se Viramundo em virtude de um amor profundo e indelével (o qual ele jamais revela), determinado a fazer de sua própria vida uma verdadeira construção estética.
E tudo isso compõe sua sonoridade e constrói o imaginário de suas canções; que são belas, contagiantes, simples e contundentes. Leo Viramundo é um cantor envolvente e intrigante, que tece de forma certeira seus raciocínios, recita poemas e vasculha a vida contemporânea segundo uma ótica que busca sempre fugir do óbvio com bom humor - através de melodias sedutoras, numa sonoridade toda sua, muito influenciada pelos ritmos regionais brasileiros, pelo blues, pelo folk e pelo rock. Poesia bem elaborada, críticas inteligentes, pensamentos profundos e uma identidade singular são as principais marcas de seu trabalho.